sábado, 4 de fevereiro de 2012

Aqui está a dupla entrevista aos jogadores do
ACD Penedo Gordo
Péna e Renato

 
Antes de mais gostaria de agradeçer a ambos pelo facto de terem aceitado darem esta entrevista para o nosso blog -  Ricardo Caiadas






PÉNA
 "É com orgulho que defendo as cores do clube da minha terra e enquanto, for possível e me quiserem irei o fazer com todo o gosto e dedicação"
Como muitas pessoas sabem tu e o Renato foram os grandes responsáveis por trazer de volta uma equipa de futebol, que já não existia há alguns anos no penedo gordo, conta-nos como surgiu a ideia de fazerem uma equipa para jogar na Inatel?
A ideia da criação de uma equipa de futebol para participar no campeonato de Inatel já tinha sido pensada a já algum tempo, no entanto, ainda não tinha surgido a oportunidade para tal, pois como se sabe a criação de uma equipa de futebol implica alguns custos e muito esforço da parte de todos os intervenientes, sobretudo da direcção. Todavia a ideia começou a ganhar vida com a criação de uma pequena mas boa direcção e depois eu, alguns jogadores e até algumas pessoas da terra começaram a insistir de uma forma mais viva, nomeadamente com o nosso presidente Joaquim Correia, de forma a que a criação de uma equipa de futebol na terra se tornasse de facto realidade. Finalmente e após tanta insistência e vontade dos membros da direcção a ideia acabou-se por se concretizar.

Não é fácil “reconstruir” uma equipa praticamente do zero, há muitas despesas nomeadamente em equipamentos e na manutenção do campo, como foram apoiados, houve muita ajuda?
No que diz respeito aos apoios recebidos acho que não se podemos queixar muito, não são muitos mas são e foram os possíveis. As pessoas da terra tem aderido de uma forma bastante positiva aos jogos em casa e as iniciativas criadas. De realçar que temos tido casas muito bem compostas, desde já um muito obrigado a todos por esse feito. Temos tido algum apoio da junta de freguesia, não é muito mas ainda assim é o possível, pois a conjuntura financeira do país assim o permite. Importa ainda salientar a importância dos apoios dados pelo comércio local e de algumas pessoas em particular, pois se assim não fosse, jamais esta aventura podia ter sido começada e mantida. Um muito obrigado a todos aqueles que nos ajudaram e que nos continuam a apoiar.

E agora com tudo isso feito, qual é a sensação de puderes jogar perante o público da nossa terra, que ocorre sempre num bom número aos jogos?
A sensação de jogar na minha terra e perante o publico local é uma sensação especial e única. É com orgulho que defendo as cores do clube da minha terra e enquanto, for possível e me quiserem irei o fazer com todo o gosto e dedicação. Como sabem, já joguei em outras equipas, fui por duas vezes campeão distrital nessas equipas, fui muito feliz e muito bem recebido, fiz grandes amigos e aprendi muito nesses sítios, no entanto, jogar pela minha terra muda tudo, é muito diferente, é uma sensação muito boa. É um sonho que a muito tinha para realizar.

Sem dúvida que esta equipa é das mais jovens da Inatel, tem uma média de idades que não deve passar os 24 anos de idade sendo que os jogadores mais experientes no que diz respeito a Inatel são vocês os dois e o Manuel Fernandes, como defines o progresso desta jovem equipa num campeonato muito duro, ainda para mais num grupo complicado?
Apesar de a juventude reinar neste plantel e de o grupo em que estamos inseridos ser muito equilibrado acredito que até ao fim a equipa vai dar uma resposta bastante positiva e conseguir uma posição na tabela classificativa bem melhor do que aquela em que andamos durante algum tempo.

Qual era o objectivo inicial da equipa?
O objectivo inicial da equipa era passar a 2ª fase, isto é, a fase que dá acesso a final da taça da Inatel, contudo, as coisas não correram como esperado, tentamos mas infelizmente não conseguimos, fizemos de tudo, demos tudo, mas não conseguimos alcançar o objectivo traçado de inicio. Agora vamos lutar para tentar que as coisas sejam diferentes na outra fase, nomeadamente fazer para chegar a final dessa fase.

Achas que no próximo ano a equipa, se manter esta estrutura pode sonhar chegar mais alto?
Muito sinceramente acho que esta equipa, apesar de muito jovem e com pouca experiência tem tudo para num futuro próximo se tornar uma equipa mais ganhadora, basta que o pessoal não abandone o “barco” e que a ambição, a vontade e o espírito de sacrifício estejam presentes na mente de todos os atletas. Penso que futuramente este grande conjunto pode-se tornar numa equipa mais temida e sobretudo mais respeitável.


Como defines o Renato enquanto jogador?

Pergunta complicada essa, mas no meu ponto de vista acho que é um jogador muito humilde, em campo dá tudo o que tem pela equipa e sempre em prol da equipa em questão, seja da terra, seja de outra qualquer. Apesar de o ter conhecido como lateral esquerdo e de saber que gosta muito de jogar nessa posição, penso e cada vez tenho mais a certeza que a sua posição ideal é a de central de marcação, isto porque na minha opinião, tem todas as características de um central, nomeadamente, forte na antecipação, na marcação individual e no jogo aéreo. E é assim que defino este grande amigo e de longa data, enquanto jogador.


Queres deixar alguma mensagem as pessoas que vós acompanham em todos os jogos?
Quero desde já agradecer o apoio de todos aqueles que nos tem apoiado quer nos jogos em casa quer fora, todavia gostava que algumas pessoas compreendessem que isto não é tão fácil como parece e que os adversários também treinam e também jogam. Nós tentamos de tudo para dignificar o nome do clube, ganhar jogos e praticar bom futebol, mas nem sempre é possível que tudo isso se conjugue da melhor forma. Para finalizar um especial agradecimento a todos os apoiantes da equipa do Penedo Gordo, que acreditam nesta fabulosa equipa ´´VIVA O PENEDO GORDO``.

O que achas da criação deste blog?
Acho que a criação deste blog foi uma iniciativa muito bem pensada muito bem conseguida. Já tive a oportunidade de visualizar o “ projecto” em si e conclui que está um trabalho bastante apreciável e interessante de seguir. Agora é dar continuidade ao trabalho desenvolvido, nomeadamente manter o blog sempre actualizado, de maneira a dar a conhecer aos interessados tudo relacionado com o clube, com os jogadores, etc. Não posso deixar de referir uma vez mais, que foi uma ideia muito engraçada e muito importante. Parabéns ao administrador pelo trabalho desenvolvido.







RENATO
"Gostava de terminar a minha carreira aqui na terra"

Como foi o "inicio" da equipa, como se organizaram, falaram com muitas pessoas da terra para os ajudar?
Falei com o Péna logo, como disseste e bem fomos talvez das pessoas a puxar mais por isto, juntamente com o Manel e outros. Praticamente falávamos uns com os outros todos os dias, falou-se com o SR. Joaquim (Presidente) depois mais para a frente com o Calatróia, o actual mister, ele que teve vários convites e acho que é uma das pessoas, não estou a por em causa o gosto dos outros jogadores da terra também pelo clube, mas ele é uma das pessoas mais afincadas neste projecto, e tem levado isto para a frente. Acho que vai continuar a levar até que queira, criou-se uma base e foi aparecendo a equipa.

Tu e o Péna chegaram a jogar nas últimas épocas de futebol da equipa do Penedo Gordo, há alguns anos, há muitas alterações no que diz respeito as condições dadas a equipa, antes tinham mais apoios, ou agora tem mais?
Há dez anos que eu e o Péna tínhamos jogado aqui, na distrital, nos juniores e nos seniores, os apoios, da parte de alguns jogadores e da parte de algumas pessoas, como é a terra queriam dar sempre mais, mas infelizmente com a crise que estamos a atravessar, não nos permite dar mais, é complicado. Da parte da população não poder ajudar mais pois quem da o que tem a mais não é obrigado, nós agradecemos depois dentro das 4 linhas, posso dizer que os apoios são praticamente os mesmos, nós só temos é que compreender e agradecer os apoios que eles nos continuam a dar.

Agora dentro das quatro linhas, vocês os dois nunca tinham feito dupla de centrais, e tu não costumavas jogar a central, eras lateral, e o Péna é médio, mas no entanto a carência de defesas no plantel fez com que vocês os dois constituíssem a dupla de centrais em vários jogos, como foi a adaptação a dupla?
 Eu já tinha jogado alguns jogos a central, já tinha mais ou menos uma experiencia, o pena sempre o conheci como médio defensivo mas o mister Calatróia começou a apostar nele agora como central e como tu disseste bem na pergunta, devido a carência de defesas. Estou a gostar de jogar com ele, e acho que ele já devia é estar a jogar a central há mais tempo, mas pronto. Ele as vezes tem o “bichinho” de pegar na bola e sair a jogar, é típico de um médio construtor, mas acho que se vai adaptar á posição. Quanto a mim a central, joguei a temporada anterior toda nessa posição. Ele ta a adaptar-se bem, vamos a mais de meio do campeonato, já fiz mais de 4, 5 jogos com ele, alguns com o Zé Carlos, e só temos 3 golos sofridos em casa, é sinal que estamos bem, como o resto da equipa.

Muitos dos Jogadores da equipa nunca tinham jogado na Inatel qual destacarias como o que se adaptou melhor ao tipo de futebol que se disputa na Inatel?
Há jogadores que já estão um pouco afeiçoados ao Inatel, o Péna, o Manel, Zé Carlos, Paulo Amaro…, mas um jogador que eu não estava a espera e que me tem vindo a surpreender pela positiva talvez o Bruno Alvito. Ele jogou nas camadas jovens do Desportivo de Beja, jogou na 2ª Distrital e “caiu” aqui para ajudar o grupo, a equipa, a terra, neste projecto. Acho que optou bem, estava com um pouco de receio, sou sincero, a nível de encarar alguns lances, talvez tirar o pé, não ir tanto á luta, mas tem me vindo a surpreender, disputa bem os lances, tem raça, não da um lance como perdido, acho que ele tem de continuar a trabalhar como tem trabalhado. O Bruno Alvito para mim tem sido o grande destaque, pois é o que se tem adaptado melhor ao futebol do Inatel.

Achas que nesta altura do campeonato a equipa poderia estar melhor classificada?
Claro que sim, temos trabalhado para isso, trabalhamos a cada dia que passa, mais para isso, posso dar alguns exemplos de infelicidades da equipa, tivemos na Figueira dos Cavaleiros a ganhar 1-0, eles empataram, tivemos a vencer 1-0 em Jungeiros, eles acabaram por vencer o jogo, tivemos a ganhar em São Matias também por a margem mínima e eles acabaram por empatar, acho que por vezes também se tem de ter a estrelinha. Como te disse estamos a trabalhar para ficar nesta fase talvez em 4º ou 3º lugar, o que era muito bom. Há 6, 7 anos que não havia equipa aqui no Penedo Gordo, e não é fácil numa temporada assim “do nada” e ficar logo nos lugares cimeiros. Não é fácil dado também ao equilíbrio do grupo.

Como defines o Péna enquanto jogador?
Não estava a espera desta pergunta, mas posso dizer que é a pergunta mais difícil que me podias fazer, alem de ele ser um grande meu amigo de infância.
Em todos os lances a que vai, da sempre o máximo, e como te disse a posição dele sempre foi trinco, médio centro, agora como central ta a jogar ao meu lado e acho que ele devia continuar. Lê bem o jogo, joga bem na antecipação, e agora que estou a jogar com ele nesta posição mudei completamente de opinião. Gostava de terminar a minha carreira aqui na terra , até que a força nos permita, acho que era o melhor, vou um bocadinho mais atrás, a posição dele sempre foi trinco, acho que ele deve continuar a central, a mim sempre me disseram que eu era central, eu não concordava jogava a lateral, mas agora já vou concordando mais, acho que tenho que aceitar esta ideia, assim como ele também.

Queres deixar alguma mensagem as pessoas que vós acompanham em todos os jogos?
Eles contribuem para a equipa, para o clube, para a terra, e nós fazemos o que podemos e o que temos ao nosso alcance e mostramos em campo ao sábado, e aplicamos o nosso melhor a cada jogo que passa, acompanhem a equipa que não se vão desiludir connosco, muito pelo contrário ‘’VIVA O PENEDO GORDO ``.


O que achas da criação deste blog?

Da minha parte acho que já devia ter sido criado há mais tempo, um pouco antes talvez do inicio campeonato, não houve possibilidades para isso, só agora é que se reuniram as condições e acho que se deve continuar com a actualização do blog, ouvi comentários também de pessoas ligadas a outros clubes a gabarem o blog, acho que isso é bom para quem o criou, é bom para a nossa terra, é bom para o clube e para o desenvolvimento de tudo isto, acho que o blog esta bem conseguido, esta bem estruturado a nível de imagens e texto, só tenho a dizer que quem o criou esta de parabéns e que continue junto com o pessoal, obrigado Ricardo.


Sem comentários:

Enviar um comentário